Como o nome sugere, a assessoria jurídica mensal é um tipo de advocacia para empresas que faz parte das rotinas diárias do negócio. Por conta disso, tem um caráter preventivo e também de eficiente apoio nas eventualidades litigiosas. Tudo isso impacta o caixa da empresa.

Quer entender como? Confira o artigo que preparamos.

Assessoria jurídica mensal para empresas: o que é e como funciona

Basicamente, a assessoria jurídica mensal para empresas é a contratação de serviços jurídicos empresariais contínuos – como se fosse um pacote por assinatura.

Cada pacote de serviço engloba determinados tipos de demanda e geralmente o escopo é desenhado junto ao cliente, visando a abrangência de suas necessidades.

E apesar das particularidades de cada contrato entre empresa cliente e escritório de advocacia, de modo geral alguns serviços costumam fazem parte:

Direito do Trabalho para Empresas, Direito do Consumidor para Empresas, Planejamento Sucessório e Patrimonial e Cobrança de Inadimplentes estão entre os mais populares nesse tipo de contratação mensal.

Mas é claro: em se tratando de assessoria jurídica para empresas, as possibilidades são infinitas. Advogado e cliente podem desenhar os serviços prestados por mês e até projetar serviços extras ou à parte.

6 momentos em que assessoria jurídica mensal ajuda as finanças

Como você viu, o pacote de serviços jurídicos mensais varia de acordo com as necessidades da empresa e o que foi contratado.

Mas, numa visão abrangente de possibilidades, podemos destacar alguns dos principais momentos de redução de custos, prevenção de desperdícios e até arrecadação de recursos por meio dos serviços jurídicos com foco na realidade empresarial.

Veja quais são.

1. Orientação para contratos trabalhistas

Aqui, a assessoria jurídica mensal previne que a empresa cometa erros onerosos em seus contratos de trabalho e na relação com colaboradores.

Em outras palavras, por meio da elaboração e revisão de documentos laborais e contínua consultoria sobre tratativas junto aos funcionários, a empresa evita problemas extrajudiciais ou ações trabalhistas que podem custar caro.

2. Análise de contratos com banco

Da abertura de conta aos financiamentos, a advocacia preventiva permite que as empresas se previnam de tarifas abusivas, taxas inadequadas e outras ilegalidades que geram custos altos.

Outro ponto interessante é que a análise de contratos e de contas bancárias permite encontrar tarifas indevidas cobradas pelo banco nos últimos 10 anos. Isso significa receber dinheiro de volta.

Esse tipo de serviço pode estar presente no pacote de assessoria jurídica mensal contratado pela empresa ou pode ser um serviço avulso.

De qualquer forma, é uma possibilidade que costuma ajudar a empresa porque há dinheiro que o banco tem que devolver – o que permite levantar recursos, ou reduzir dívidas bancárias e se prevenir de problemas futuros.

3. Análise de contratos com fornecedores

Mais uma vez a advocacia preventiva ajuda a empresa a economizar porque previne o negócio de problemas oriundos da relação com seus fornecedores. Inclusive, procurando isentar a empresa de responsabilização por conta de eventuais práticas ilícitas ocultas, cometidas por parceiros.

4. Prevenção na relação com o consumidor

Um advogado que trabalha preventivamente na empresa consegue orientar para ações que contribuam com uma relação saudável e sem prejuízos com o cliente. Da prospecção com cumprimento da LGPD ao pós-venda, advogados para empresas podem contribuir com cada etapa do relacionamento.

5. Gestão de inadimplentes

Outro ponto fundamental em que a assessoria jurídica mensal contribui com o caixa da empresa é na gestão e cobrança dos inadimplentes.

Do acordo extrajudicial ao pleito na Justiça para quitação de débitos, cada estratégia adotada visa o recebimento do que é de direito da companhia, sem quebrar nenhuma lei referente ao consumidor.

6. Criação do compliance

Por fim, a advocacia preventiva ajuda a empresa a criar um sistema de compliance que garanta à organização uma atuação dentro da lei e livre de corrupção e escândalos.

Como contratar uma assessoria jurídica mensal para empresas?

Para contratar uma assessoria jurídica mensal para empresas é importante verificar a experiência e idoneidade do escritório de advocacia.

Depois, é interessante explicar para os especialistas quais são suas demandas mais rotineiras, necessidades e objetivos.

Juntos, empresários e advogados desenham o melhor escopo para a assessoria contínua.

Precisa de assessoria jurídica mensal ou um serviço pontual para sua empresa? Fale conosco.







    Consulta Processual

    Assine nossa
    newsletter

    Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

      Precisa de
      alguma coisa?
      Fale conosco.

      Atendimento

      Cascavel: 45 3321 8700

      Curitiba: 41 3024 7024

      Geral: 45 3321 8700

      Escritório

      Cascavel – PR

      Rua Juscelino Kubitscheck, 79
      Centro – CEP 85805-040
      (45) 3321-8700

      duvidascvel@gwdadvogados.com.br

      Escritório

      Curitiba – PR

      Av. República Argentina, 210
      2º andar – Cjtos 203 a 208
      Água Verde – CEP 80240-210
      (41) 3024-7024

      duvidasctba@gwdadvogados.com.br

      A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.