Alguns bancos realizam diversos tipos de práticas abusivas na relação com o consumidor. Determinadas vezes, a própria instituição não se dá conta de que está cometendo o erro. Mas em muitos casos, são ações deliberadas.
E independentemente da natureza da prática abusiva, se o banco a cometeu, precisa parar e reparar qualquer dano causado ao cliente.
Pensando em ajudá-lo a entender essa dinâmica, preparamos este conteúdo. Confira 3 práticas abusivas do banco que são comuns.
Práticas abusivas comuns: 3 tipos
Confira quais os principais tipos de práticas abusivas cometidas pelos bancos, entenda se você já passou por uma situação parecida e o que fazer.
1. Cobrança excessiva
O banco pode entrar em contato para cobrar dívidas. Mas, não deve fazer isso de forma excessiva ou que exponha o consumidor.
Muitas ligações por dia, ligar fora de hora, cobrar publicamente nas redes sociais ou ligar para o trabalho e conhecidos do cliente pode ser considerado um ato abusivo.
2. Taxas indevidas
Na maioria das vezes que um cliente paga juros por empréstimos bancários, principalmente debitados diretamente da conta corrente – como ocorre no uso do cheque especial por exemplo, o banco cobra taxas indevidas.
Em outras palavras, os juros bancários são mais altos do que deveriam. Sendo assim, o consumidor tem direito a receber dinheiro de volta do banco.
Inclusive, advogados especialistas em Direito do Consumidor Bancário podem analisar as cobranças que o banco fez nos últimos 10 anos e detectar as taxas indevidas. O valor costuma ser alto e o banco tem que devolver esse montante para o cliente.
3. Venda casada
Contratar um empréstimo e ser obrigado a levar o seguro, por exemplo, é venda casada. Estes e outros serviços atrelados são comuns em várias instituições bancárias e a prática é ilegal. Portanto, um abuso que pode gerar ação.
Vale lembrar que na própria cobrança Judicial que o banco realiza contra clientes que precisam acertar dívidas bancárias, muitas vezes, constam vendas casadas.
Então, em vários casos, a dívida do cliente pode ser reduzida significativamente só por conta da prática abusiva cometida pelo banco.
Como lidar com as práticas abusivas do banco?
A melhor conduta quando um consumidor bancário se depara com práticas abusivas do banco, é procurar por advogados especialistas.
Os profissionais vão analisar o caso e orientar sobre o melhor a fazer. Geralmente, algum destes resultados se dá: o consumidor pode receber dinheiro de volta do banco, o consumidor pode renegociar dívidas bancárias, ou o consumidor pode ser moralmente indenizado. Tudo depende do caso, claro. Por isso, é tão importante conversar com seu advogado de confiança.
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