Alguns bancos realizam diversos tipos de práticas abusivas na relação com o consumidor. Determinadas vezes, a própria instituição não se dá conta de que está cometendo o erro. Mas em muitos casos, são ações deliberadas.

E independentemente da natureza da prática abusiva, se o banco a cometeu, precisa parar e reparar qualquer dano causado ao cliente.

Pensando em ajudá-lo a entender essa dinâmica, preparamos este conteúdo. Confira 3 práticas abusivas do banco que são comuns.

Práticas abusivas comuns: 3 tipos

Confira quais os principais tipos de práticas abusivas cometidas pelos bancos, entenda se você já passou por uma situação parecida e o que fazer.

1. Cobrança excessiva

O banco pode entrar em contato para cobrar dívidas. Mas, não deve fazer isso de forma excessiva ou que exponha o consumidor.

Muitas ligações por dia, ligar fora de hora, cobrar publicamente nas redes sociais ou ligar para o trabalho e conhecidos do cliente pode ser considerado um ato abusivo. 

2. Taxas indevidas

Na maioria das vezes que um cliente paga juros por empréstimos bancários, principalmente debitados diretamente da conta corrente – como ocorre no uso do cheque especial por exemplo, o banco cobra taxas indevidas.

Em outras palavras, os juros bancários são mais altos do que deveriam. Sendo assim, o consumidor tem direito a receber dinheiro de volta do banco.

Inclusive, advogados especialistas em Direito do Consumidor Bancário podem analisar as cobranças que o banco fez nos últimos 10 anos e detectar as taxas indevidas. O valor costuma ser alto e o banco tem que devolver esse montante para o cliente.

3. Venda casada

Contratar um empréstimo e ser obrigado a levar o seguro, por exemplo, é venda casada. Estes e outros serviços atrelados são comuns em várias instituições bancárias e a prática é ilegal. Portanto, um abuso que pode gerar ação.

Vale lembrar que na própria cobrança Judicial que o banco realiza contra clientes que precisam acertar dívidas bancárias, muitas vezes, constam vendas casadas.

Então, em vários casos, a dívida do cliente pode ser reduzida significativamente só por conta da prática abusiva cometida pelo banco.

Como lidar com as práticas abusivas do banco?

A melhor conduta quando um consumidor bancário se depara com práticas abusivas do banco, é procurar por advogados especialistas.

Os profissionais vão analisar o caso e orientar sobre o melhor a fazer. Geralmente, algum destes resultados se dá: o consumidor pode receber dinheiro de volta do banco, o consumidor pode renegociar dívidas bancárias, ou o consumidor pode ser moralmente indenizado. Tudo depende do caso, claro. Por isso, é tão importante conversar com seu advogado de confiança.

A GWD Advogados está há mais de 21 anos no mercado e tem milhares de casos bancários de sucesso em seu histórico. Agende uma primeira reunião sem custo com nosso time para avaliar seu caso.







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