Fazer revisão da conta bancária é importante porque, na maioria dos casos, empresas e pessoas estão pagando por taxas de juros indevidas e podem receber esses valores de volta.

Para facilitar seu entendimento sobre o assunto, preparamos esta lista com 4 motivos para você fazer sua revisão de conta bancária. Confira!

1 – Porque quase sempre juros cobrados na conta estão incorretos

Quando você contrata um empréstimo, utiliza o limite ou faz um financiamento para você ou para sua empresa, sabe que vai pagar parcelas que incluem juros.

O banco pode cobrar isso porque é parte do negócio. O que ele não pode fazer é cobrar valores abusivos ou superiores aos combinados em contrato.

Acontece que alguns juros são calculados em cima de taxas que mudam com o passar do tempo. Isso significa que a base de cálculo se altera, alterando também o valor das taxas de juros a cobrar do consumidor.

Muitas vezes, no entanto, os juros cobrados poderiam diminuir, mas continuam iguais.

Isso significa que o consumidor, sem perceber, acaba pagando por valores superiores aos necessários e combinados em contrato.

2 – Porque os bancos lucram bilhões e têm capacidade de devolver o que é do cliente

Não há problema algum em um banco lucrar bilhões. Afinal, as instituições financeiras são empresas que geram empregos e ajudam as pessoas todos os dias.

Em outras palavras, bancos são de fundamental importância para a economia de um país e para a vida de um cidadão e, como todo negócio legítimo, têm pleno direito de lucrar.

Também é importante ressaltar que existem bancos muito sérios e que tomam cuidado para não cobrarem de seu cliente juros, taxas e tarifas abusivas que o deixem vulnerável à dívida e a problemas financeiros.

Ocorre que muitos bancos, às vezes por consequência de falhas de sistema, cobram a mais de seus clientes. Consequentemente, junto a esse lucro encontra-se uma a pequena fração coletada sem intenção, porém, indevidamente, do consumidor.

Isso significa que o consumidor não precisa se sentir receoso ao exigir seu direito. Bancos estão preparados para devolverem ao cliente aquilo que foi cobrado sem necessidade.

3 – Porque em alguns casos, valores indevidos são devolvidos em dobro

Quando um valor é cobrado indevidamente do consumidor, precisa ser devolvido em dobro. Para muitos clientes que pagam parcelas carregadas de taxas de juros indevidas há anos, essa devolutiva acaba sendo bem significativa.

4 – Porque a GWD Advogados já fez mais de 20 mil ações bancárias e em todas o cliente teve valores a receber

Por fim, podemos usar de exemplo um caso concreto de escritório de advocacia especializado em Direito do Consumidor Bancário: nós, da GWD Advogados.

Mais de 20 mil ações bancárias foram realizadas por nosso time e em todas elas o consumidor tinha algum valor (muitas vezes altíssimo) para ser devolvido pelo banco, porque foi indevidamente cobrado.

Isso significa que ao fazer uma revisão da conta corrente com seu advogado de confiança, existem grandes chances de você receber valores que pagou sem necessidade – e talvez receber em dobro.

Revisão da conta bancária: como fazer

O caminho mais indicado é procurar por advogados que entendem de Direito do Consumidor Bancário para calcularem os juros cobrados de você ou da sua empresa nos últimos dez anos.

É um trabalho minucioso feito pelo time jurídico e que traz importantes resultados, visto que geralmente a quantidade de dinheiro de volta que o consumidor tem direito a receber é bastante significativa.

Após o cálculo, se é do seu interesse receber, o advogado dá continuidade nas tratativas para cobrar tais valores do banco e fazer valer seu direito do consumidor.

Consulta Processual

Assine nossa
newsletter

Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

    Precisa de
    alguma coisa?
    Fale conosco.

    Atendimento

    Cascavel: 45 3321 8700

    Curitiba: 41 3024 7024

    Geral: 45 3321 8700

    Escritório

    Cascavel – PR

    Rua Juscelino Kubitscheck, 79
    Centro – CEP 85805-040
    (45) 3321-8700

    duvidascvel@gwdadvogados.com.br

    Escritório

    Curitiba – PR

    Av. República Argentina, 210
    2º andar – Cjtos 203 a 208
    Água Verde – CEP 80240-210
    (41) 3024-7024

    duvidasctba@gwdadvogados.com.br

    A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.