Existem algumas alternativas para reduzir juros que você ou sua empresa pagam para as instituições financeiras. Inclusive, em muitos casos é possível até receber dinheiro de volta.

Separamos algumas maneiras, confira!

Empréstimo e financiamento: diferença

Para entender um pouco mais sobre os juros, é interessante compreender primeiro as diferenças básicas entre empréstimos e financiamentos.

Nesse sentido, a diferença está no emprego do dinheiro que vai ser tomado. Enquanto o financiamento destina o valor à aquisição de um bem específico, o empréstimo não tem essa destinação determinada.

Isso significa que o financiamento está atrelado à compra de alguma coisa – como financiar um imóvel ou veículo. Já o empréstimo, não está atrelado a isso. O tomador do crédito acessa o dinheiro para usá-lo conforme sua necessidade.

Na prática, funciona assim: ao financiar algo, a instituição financeira repassa o valor para o fornecedor do bem. O comprador, por sua vez, paga para a instituição financeira esse valor, com os juros.

Já o empréstimo não envolve um terceiro na transação – como o construtor do imóvel ou a loja de carro. O valor vai da instituição financeira para o cliente, que devolverá para a instituição esse valor em parcelas acrescidas de juros.

Geralmente, é comum que os financiamentos tenham juros mais baixos e permitam valores maiores. No entanto, tudo depende do caso.

Por fim, em ambas as situações é possível reduzir os juros. Veja como

Reduzir juros: como fazer isso com empréstimos e financiamentos

Agora que você já compreendeu a diferença dessas modalidades e sabe que pode reduzir seus custos com juros, veja as principais maneiras de pagar menos por tarifas altas ou indevidas.

Reduzir juros com refinanciamento

Tanto em empréstimos quanto em financiamentos, é possível solicitar o refinanciamento para pagar menos juros. Essa estratégia acontece quando a instituição de crédito mesmo é que reduz os juros que cobra por esses serviços de crédito. Então, em muitos casos, você pode refinanciar para aproveitar as novas condições.

Portabilidade de crédito para reduzir juros

A portabilidade é um direito do consumidor e está regulamentada pelo Banco Central. Isso significa que é possível transferir o financiamento ou empréstimo para outra instituição financeira que ofereça condições e juros menores.

Revisional para reduzir juros e eliminar taxas indevidas

Ainda, é possível realizar uma revisão da sua conta bancária em busca de juros abusivos ou taxas indevidas que foram cobradas nos últimos 10 anos. Geralmente há esse tipo de cobrança e, nesses casos, o banco precisa devolver bastante dinheiro e ajustar as taxas.

Para fazer a revisional da sua conta e receber dinheiro de volta, é importante contar com advogados especialistas em Direito do Consumidor Bancário. Ainda, para todas as questões com banco e instituições de crédito, esses profissionais podem ajudar.

Aproveite e solicite uma revisional da sua conta para receber de volta taxas indevidas.







    Consulta Processual

    Assine nossa
    newsletter

    Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

      Precisa de
      alguma coisa?
      Fale conosco.

      Atendimento

      Cascavel: 45 3321 8700

      Curitiba: 41 3024 7024

      Geral: 45 3321 8700

      Escritório

      Cascavel – PR

      Rua Juscelino Kubitscheck, 79
      Centro – CEP 85805-040
      (45) 3321-8700

      duvidascvel@gwdadvogados.com.br

      Escritório

      Curitiba – PR

      Av. República Argentina, 210
      2º andar – Cjtos 203 a 208
      Água Verde – CEP 80240-210
      (41) 3024-7024

      duvidasctba@gwdadvogados.com.br

      A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.