Processar o banco parece ser a única alternativa para resolver seu problema? Antes, veja o que você precisa fazer.

1 – Antes de processar o banco, tente amigavelmente

Quando o banco comete algum erro, abuso ou ilegalidade, antes de entrar para as vias judiciais tente resolver de forma amigável. Em algumas situações o acordo acontece de forma satisfatória.

Aqui é interessante lembrar que um advogado bancário pode ajudar a averiguar se algo está errado, por exemplo: caso o banco esteja cobrando juros indevidos, é interessante contratar um escritório de advocacia especialista em Direito do Consumidor Bancário para analisar a cobrança de juros dos últimos 10 anos.

O banco tem que devolver dinheiro para o cliente se cobrou a mais. E geralmente, cobra a mais mesmo.

O advogado faz a análise e o cálculo, e pode sugerir uma cobrança amigável ou dependendo do caso pular direto para a parte de entrar com ação contra o banco.

Leia também: Dinheiro de volta: 4 motivos para fazer a revisão da conta bancária

2 – Documente tudo

Isso significa que você deve registrar todas as ocorrências, desde o erro ou abuso, até suas tentativas de informar ao banco e acordar de maneira amigável.

No processo judicial, essas ações documentadas e formalizadas servem como evidências e provas.

Mais uma vez, você pode contar com a expertise de um advogado nesta etapa também.

3 – Procure o Procon e o juizado de Pequenas Causas

Uma alternativa antes de seguir para o processo na Justiça comum é fazer a reclamação formal no Procon ou até mesmo no Bacen. Se depois disso o banco continuar sem resolver, avalie ingressar do Juizado Especial Cível – o famoso Pequenas Causas, que costuma ser mais rápido.

Leia também: Como processar um banco por cobrança de juros indevidos

4 – Para processar o banco reúna provas

Para ingressar na Justiça Comum, você precisa: juntar toda a documentação referente a situação de ilegalidade ou abuso bancário – como citamos no segundo item, é necessário documentar tudo.

Documentos que mostrem a tentativa pelo Procon também ajudam. E, claro, conte com um advogado. 

Além de exigir a devolução de cobranças indevidas, você pode exigir indenização por danos morais ou materiais que a instituição tenha causado.

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