Se você está com a sensação de que o banco está cobrando juros abusivos no cheque especial da sua empresa, vale a pena verificar. Isso porque, na maioria dos casos, a instituição de fato está debitando taxas indevidas e juros acima do valor adequado.

Por isso, preparamos esta rápida e prática explicação sobre o que fazer diante dessa suspeita.

O que são juros abusivos e juros indevidos cobrados no cheque especial

Conceitualmente, os juros abusivos são aqueles muito mais altos do que um valor justo e essa prática não pode ser realizada pelo banco.

Então quando esse tipo de juros é estabelecido para a cobrança do crédito pré-aprovado, o consumidor pode entrar com uma ação bancária para ajustar a taxa a patamares justos – e, dependendo do caso, receber valores de volta.

Mas, todo cliente de banco já ouviu também a expressão juros indevidos. Basicamente, eles são juros que o consumidor não deve porque foram calculados em cima de taxas mais altas do que as adequadas.

Assim sendo, são juros que o consumidor não precisaria ter pago e por isso o banco tem que devolver.

Isso significa que, mesmo quando o cliente bancário não ache que os juros estão altos demais e não sinta que são abusivos, eles podem sim estar mais altos do que o devido – e, portanto, são injustos também.

Como saber se o banco está cobrando juros indevidos ou juros abusivos do cheque especial?

Resumidamente, para saber se o banco está cobrando juros indevidos ou juros abusivos, é necessário analisar todos os débitos realizados na conta corrente e calcular as taxas.

Certamente, é um procedimento trabalhoso e que exige conhecimento técnico.

Por isso, é comum que os consumidores contratem advogados bancários para uma revisão da conta corrente da empresa nos últimos 10 anos e detectar todas as cobranças abusivas e indevidas.

Na GWD Advogados, por exemplo, dependendo do caso o time de especialistas faz essa análise sem custos e, verificando a existência substancial de cobrança abusiva do banco, dá para o cliente a opção de entrar com a ação para receber esses valores de volta.

O que fazer se o banco está cobrando juros abusivos e juros indevidos?

Quando os especialistas verificam que o banco fez cobranças indevidas ou abusivas no cheque especial ou qualquer outro crédito e contrato, geralmente o ideal a fazer é entrar com uma ação contra banco.

Os advogados preparam todo o processo para que a instituição devolva os valores indevidos ao consumidor. A depender da situação, esses valores podem ser até o dobro do que foi cobrado inadequadamente.

Existem casos de empresas e pessoas físicas que recebem de volta centenas de milhares de reais de volta, por causa dessas cobranças que o banco fez indevidamente.

Inclusive, basta verificar as inúmeras notícias de montantes devolvidos pelos bancos por causa de cobranças de tal natureza.

Como contratar um advogado bancário para sua empresa ou pessoa física?

A dica é levantar os escritórios de advocacia especialistas em Direito do Consumidor Bancário que têm experiencia de mercado e idoneidade. Depois, conversar com os profissionais para averiguar as contas e, se viável, entrar com a ação bancária.

A GWD Advogados, por exemplo, tem mais de 22 anos de experiência na área e já realizou mais de 20 mil ações bancárias de sucesso.

Portanto, a recomendação é que você entre em contato com seu advogado de confiança, devidamente habilitado e experiente, para seguir.

Sua empresa está pagando juros altos ou indevidos? Converse conosco para entender suas possibilidades.







    Consulta Processual

    Assine nossa
    newsletter

    Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

      Precisa de
      alguma coisa?
      Fale conosco.

      Atendimento

      Cascavel: 45 3321 8700

      Curitiba: 41 3024 7024

      Geral: 45 3321 8700

      Escritório

      Cascavel – PR

      Rua Juscelino Kubitscheck, 79
      Centro – CEP 85805-040
      (45) 3321-8700

      duvidascvel@gwdadvogados.com.br

      Escritório

      Curitiba – PR

      Av. República Argentina, 210
      2º andar – Cjtos 203 a 208
      Água Verde – CEP 80240-210
      (41) 3024-7024

      duvidasctba@gwdadvogados.com.br

      A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.