Governança Corporativa pode ser entendida como um conjunto de mecanismos que profissionalizam a atuação da empresa e ajudam o time a atingir os mais altos níveis de desempenho. Quem compartilha desse entendimento é o advogado Jair Antonio Wiebelling, CEO da GWD Advogados – escritório de advocacia em Curitiba e Cascavel com atendimento nacional.
A GWD, que conta com advogados para PJ especialistas em Direito Trabalhista, Direito Tributário, LGPD e Sucessão, tem um sistema de Governança Corporativa eficiente e orienta seus clientes a fazerem o mesmo para garantir perenidade ao seus respectivos negócios.
Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas do que compõe a governança e porque ela é importante.
Governança Corporativa: o fundamento
O sistema de Governança Corporativa é composto por quatro elementos fundamentais. Jair explica que transparência, equidade, responsabilidade social e prestação de contas são esses elementos que servem como base para criar um sistema eficiente, ainda que ele atenda especificações do negócio.
Governança Corporativa: as ferramentas
“Imagine um coliseu. Temos a base, que são os fundamentos da Governança, e os pilares que sustentarão o telhado – e assim fechamos o sistema. Esses pilares são as ferramentas”, explica o CEO da GWD Advogados.
As ferramentas, portanto, são as soluções aplicadas dentro da empresa para garantir a melhor forma de governar o negócio. Assim, a Governança cumpre seu papel de ajudar a empresa a performar com excelência para seus clientes, parceiros, sociedade e colaboradores.
Essas ferramentas, podem mudar de acordo com a necessidade de cada negócio. Mas, as mais importantes para uma Governança acertada, são:
- Sistema de Qualidade.
- Programa de Compliance.
- Conselho Consultivo.
- Regimento Interno e Código de Conduta.
Entenda um pouco mais de cada uma delas.
Sistema de qualidade na empresa
Os sistemas de qualidade são programas internos que servem para promover, avaliar e aprimorar a qualidade de cada setor e dos serviços e produtos que a empresa produz. Para se tornar uma empresa com sistema de qualidade de verdade, é interessante contar com a auditorias e consultorias que garantam excelência nos processos internos, o que é refletido no serviço prestado ao cliente.
Programa de Compliance
Os programas de Compliance servem para combater corrupção promovida por agentes internos da empresa.
Além de permitir que a companhia se previna de fraudes e outros problemas de caixa, esse programa ajuda a inibir crimes de naturezas diversas. Certamente, além de contribuir com a empresa em si, o compliance contribui com a sociedade como um todo.
Conselho Consultivo
Outra ferramenta importante de um sistema de Governança é a formação de um Conselho Consultivo. Dele, fazem parte executivos e membros internos da empresa, e especialistas externos que podem auxiliar nas decisões estratégicas.
O Conselho tem um objetivo fundamental de garantir o alinhamento entre sócios e diretores, prestar contas, medir resultados e colaborar de forma produtiva com os caminhos que a empresa deve tomar.
Regimento Interno e Código de Conduta
Estes dois documentos servem para alinhar os colaboradores com os valores da empresa, com o cumprimento de normas internas e com um direcionamento ético eficiente.
Assim, são ferramentas fundamentais para manter a empresa protegida no âmbito trabalhista porque funcionam como uma prevenção. A partir da criação de cláusulas, sanções e orientações, o colaborador tem um direcionamento adequado e tende a agir dentro de um conjunto de comportamentos saudáveis para a empresa e para si.
Governança Corporativa: benefícios
A Governança Corporativa é um sistema que ajuda pequenas, médias e grandes empresas a se fortalecerem e solidificarem. Os benefícios principais são:
- Mais produtividade da equipe;
- Maior confiabilidade da marca para clientes e investidores;
- Estrutura e crédito que ajudam a superar momentos de crise na economia;
- Mais qualidade de produtos e serviços;
- Participação ativa no ecossistema e mercado;
- Aumento de resultados positivo.
Como ter Governança Corporativa na sua empresa
Para montar um sistema de Governança Corporativa na sua empresa, é importante contar com a ajuda de profissionais. Uma dica é contratar advogados para empresas com expertise de gestão, pois além de observar toda a complexa e fundamental parte da lei, esses profissionais trazem insights fundamentais para as boas praticas de gerenciamento dentro de um negócio.
Quer conversar com nossos advogados especialistas em empresas? Mande uma mensagem para nós.