Sim, é possível organizar heranças robustas para evitar ou pelo menos minimizar brigas na família, quando há gestão adequada do patrimônio.
Preparamos este artigo explicando o que você deve fazer. Confira
Planejamento Patrimonial e Sucessório: a melhor alternativa para organizar heranças robustas
O Planejamento Patrimonial e Sucessório é a organização dos bens pessoais, dos bens de negócio e da sucessão de todo esse patrimônio próprio e da empresa.
Ocorre que atualmente e infelizmente, é muito comum que as pessoas pensem no planejamento sucessório como uma forma de resolver a sucessão dos bens pessoais e empresariais num mesmo procedimento.
Em outras palavras, é corriqueiro que as pessoas misturem os bens da família e os da empresa – e a sucessão fique confusa, conflituosa e cara.
Por isso, o ponto de partida do Planejamento Patrimonial e Sucessório é considerar três esferas que formam a totalidade da propriedade a se planejar: bens, negócio e família. Assim, é possível organizar heranças robustas evitando conflitos e preservando o legado do patriarca e matriarca.
Negócio, Bens e Família: a tríade para heranças robustas não gerarem conflito
Geralmente, planejamentos feitos às pressas acabam misturando os bens pessoais e ativos de negócio. O resultado são membros da família brigando entre si e com os sócios da empresa que continuam vivos. Uma confusão bastante custosa tanto para os sucessores quanto para o negócio.
Por isso, o Planejamento Patrimonial e Sucessório eficiente é aquele que separa e ao mesmo tempo integra os bens pessoais, os bens de negócio e o que cabe a cada integrante da família. É a tríade da propriedade.
Na GWD Advogados, por exemplo, visualizamos com clareza essas três esferas, organizando de forma verdadeiramente eficiente o seu Planejamento Patrimonial e Sucessório.
Ferramentas do Planejamento para organizar heranças robustas
O Planejamento precisa de várias ferramentas para ser eficiente. Veja abaixo as principais.
Ferramentas para os negócios
- Acordo de Sócios;
- Estruturação Empresarial;
- Protocolo de Intenção;
- Conselho de Sócios;
- Conselho Consultivo;
- Conselho Administrativo.
Ferramentas para os bens pessoais e família
- Holding Familiar;
- Protocolo de Família;
- Protocolo de Intenção;
- Conselho da Família;
- Acordo de sócios.
Como fazer um Planejamento Patrimonial e Sucessório e organizar heranças robustas
Para fazer um Planejamento Patrimonial e Sucessório que traga todos esses benefícios para você, sua família, seus bens e empresa, é necessário contar com um escritório de advocacia com experiência.
A GWD Advogados, por exemplo, tem mais de 22 anos de mercado e profissionais especialistas no Direito Sucessório e Patrimonial, além de contar com parcerias de peso com experts de contabilidade e tributação.
Quer contratar profissionais em sucessão patrimonial? Fale com nossos especialistas e marque um horário para conhecer nossos serviços.