Juridicamente falando, defeito, vício aparente e vício oculto têm significados diferentes. Você sabe quais são para conseguir argumentar com seu cliente?
Preparamos este artigo simples e direto ao ponto para você que busca pelo Direito do Consumidor para Empresas possa entender um pouco mais os conceitos.
Aproveite e confira outros materiais sobre como lidar com seus clientes de uma maneira produtiva e saudável para os dois lados em nossa área de dicas jurídicas para empresários.
Defeito
É um problema que está ligado à segurança e pode causar um dano à pessoa.
Por exemplo: por conta de um defeito, o micro-ondas recém-comprado pega fogo nas primeiras utilizações.
Vício
É um problema que está ligado à adequação e não causa danos à pessoa.
Por exemplo: por conta de um vício, o micro-ondas recém-comprado não esquenta a comida.
Vício aparente
O vício aparente é de fácil constatação do consumidor.
Por exemplo: as rodinhas do suporte para o prato do micro-ondas recém-comprado não param encaixadas.
Vício oculto
O vício oculto não é aparente e aparece mais tarde, depois de algumas utilizações.
Por exemplo: depois de usar o micro-ondas por algumas semanas, as teclas do painel deixam de funcionar.
- Dica para o lojista: procure revender eletros e eletrônicos com todos os selos e certificações de segurança e adequação.
- Dica par ao consumidor: procure por lojistas de confiança, sempre que possível teste o aparelho e guarde a nota fiscal
E se alguma coisa der errado no caminho, lojistas e consumidores podem procurar por advogados de confiança para o melhor desfecho segundo a lei do Direito do Consumidor.
Precisa de ajuda para tratar de Direito do Consumidor para Empresas? Fale com nosso time!