Juridicamente falando, defeito, vício aparente e vício oculto têm significados diferentes. Você sabe quais são para conseguir argumentar com seu cliente?

Preparamos este artigo simples e direto ao ponto para você que busca pelo Direito do Consumidor para Empresas possa entender um pouco mais os conceitos.

Aproveite e confira outros materiais sobre como lidar com seus clientes de uma maneira produtiva e saudável para os dois lados em nossa área de dicas jurídicas para empresários.

Defeito

É um problema que está ligado à segurança e pode causar um dano à pessoa.

Por exemplo: por conta de um defeito, o micro-ondas recém-comprado pega fogo nas primeiras utilizações.

Vício

É um problema que está ligado à adequação e não causa danos à pessoa.

Por exemplo: por conta de um vício, o micro-ondas recém-comprado não esquenta a comida.

Vício aparente

O vício aparente é de fácil constatação do consumidor.

Por exemplo: as rodinhas do suporte para o prato do micro-ondas recém-comprado não param encaixadas.

Vício oculto

O vício oculto não é aparente e aparece mais tarde, depois de algumas utilizações.

Por exemplo: depois de usar o micro-ondas por algumas semanas, as teclas do painel deixam de funcionar.

  • Dica para o lojista: procure revender eletros e eletrônicos com todos os selos e certificações de segurança e adequação.
  • Dica par ao consumidor: procure por lojistas de confiança, sempre que possível teste o aparelho e guarde a nota fiscal

E se alguma coisa der errado no caminho, lojistas e consumidores podem procurar por advogados de confiança para o melhor desfecho segundo a lei do Direito do Consumidor. 

Precisa de ajuda para tratar de Direito do Consumidor para Empresas? Fale com nosso time!

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