Cobrar dívidas nem sempre é uma tarefa fácil.

Para as empresas, há todo o custo monetário e humano de designar alguém do setor administrativo para realizar cobranças. Para pessoas físicas, há um considerável desconforto de ter que acionar o devedor. E para ambos os casos, há a insegurança do recebimento: será que uma simples mensagem ou telefonema cobrando vai adiantar?

A resposta é simples: na maioria das vezes, não.

Para cobrar uma dívida é importante entender algumas coisas. Veja, abaixo.

  • Existem tipos de devedor e motivos que originaram a dívida. Dependendo de cada situação há uma maneira mais adequada de negociar.

  • Para negociar de maneira mais eficiente é importante entender o título do crédito, ou em outras palavras, qual foi a ferramenta utilizada para combinar o valor e a forma de pagamento.

  • Por fim, existem maneiras legais de cobrar e maneiras ilegais, que precisam passar bem longe de sua intenção de realizar uma cobrança.

Se estão devendo para você e para sua empresa, veja este conteúdo e entenda como receber.

Como cobrar dívidas: tipo de devedores e o que fazer

Nem todas as pessoas deixam de pagar o que devem por má vontade. É bastante comum que devedores estejam com as finanças desorganizadas porque passaram por problemas de força maior que impediram a quitação de suas pendências.

Nessas situações basta uma negociação eficiente que viabilize o pagamento.

Mas, infelizmente, existem também as situações em que a dívida é fruto de má-fé. Nesses casos, quem deve, deliberadamente tem como pagar e escolheu descumprir o combinado.

Como agir em cada uma das situações?

O primeiro aspecto que o credor precisa ter em mente é que não importa o perfil do devedor ou o motivo que originou a dívida: existe a maneira legal de cobrar.

Consequentemente, existem as práticas ilícitas e até criminosas de realizar uma cobrança. Expor, assediar e ameaçar o devedor são condutas ilegais e que podem criar problemas sérios ao credor.

Por isso, o ponto de partida para cobrar uma dívida é compreender os tipos de títulos de crédito existentes e, com auxílio jurídico, entender as possibilidades de negociação e executar as medidas.

Como cobrar dívidas: títulos de crédito e como executar cada um

Veja como cobrar por meio de cada um dos principais títulos.

Duplicata

Quando uma duplicata não é quitada no prazo, você não precisa entrar com um processo e esperar a sentença para receber.

É possível realizar uma Execução de Título Extrajudicial, que significa a intimação imediata para pagamento sob pena de penhora de bens ou do saldo em conta bancária do devedor.

Cheque

Por conta de sua natureza, o cheque equivale a uma confissão de dívida. Isso permite que você dispensa discussões prévias sobre a origem do débito e possa partir para uma execução judicial direta caso o valor não seja compensado.

Nota Promissória

É um título que funciona como promessa de pagamento. Na prática, funciona de forma parecida com o cheque – inclusive para execução judicial direta, caso não seja quitada.

A vantagem da nota é que você pode incluir avalistas. A desvantagem é que se não for confeccionada corretamente, pode não trazer o resultado esperado caso seja necessário executá-la.

Portanto nesse caso é fundamental que haja uma análise de como a nota foi realizada para entender a melhor forma de cobrar.

Letra de Câmbio

Documento utilizado nas operações de investimento, letras de câmbio também podem ser executadas caso o pagamento não aconteça. Isso significa que você pode tentar um acordo extrajudicial para negociar a dívida, ou, por meio de um efetivo processo judicial.

Contrato

Contrato assinado pelo credor, tomador e testemunhas tem o mesmo valor que os títulos citados anteriormente.

É um documento que pode ser acionado extrajudicialmente ou judicialmente caso os pagamentos não sejam efetuados.

Vale lembrar que para ter mais sucesso no recebimento, é fundamental contar com apoio jurídico para a confecção de um contrato.

Como cobrar dívidas: de que maneira executar os títulos de crédito?

Para cobrar dívidas sem ter problemas legais e aumentar as chances de receber, é recomendável contar com um advogado experiente.

Escritórios de advocacia com experiência na área de cobrança prepararam todos os mecanismos de cobrança e acionamento de devedores, garantindo que você e sua empresa recebam o que é seu por direito.

Consulta Processual

Assine nossa
newsletter

Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

    Precisa de
    alguma coisa?
    Fale conosco.

    Atendimento

    Cascavel: 45 3321 8700

    Curitiba: 41 3024 7024

    Geral: 45 3321 8700

    Escritório

    Cascavel – PR

    Rua Juscelino Kubitscheck, 79
    Centro – CEP 85805-040
    (45) 3321-8700

    duvidascvel@gwdadvogados.com.br

    Escritório

    Curitiba – PR

    Av. República Argentina, 210
    2º andar – Cjtos 203 a 208
    Água Verde – CEP 80240-210
    (41) 3024-7024

    duvidasctba@gwdadvogados.com.br

    A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.