O Advogado Trabalhista pode ajudar empresa e funcionários mutuamente. Como? Auxiliando os gestores a criarem um ambiente de trabalho que esteja consoante à Lei e às boas práticas de gestão.
Para ajudar você a compreender melhor esta dinâmica, separamos aqui 4 momentos em que um advogado trabalhista contribui com seu negócio. Confira!
1 – Na criação do contrato de trabalho
O advogado trabalhista desenvolve contratos de trabalho que cumprem a lei e que sejam coerentes com as necessidades da empresa e do colaborador.
Por exemplo: alguns tipos de negócio precisam de um número significativo de funcionários em períodos diferentes – são demandas sazonais.
Aqui, os Contratos de Trabalho Intermitentes podem ser uma solução trabalhista inteligente para todos os envolvidos, desde que sejam desenhados de maneira adequada.
Neste momento, um especialista em gestão que também advoga, pode ser o diferencial para ajudar empresa e colaborador a estabelecer uma relação saudável e produtiva.
2 – No desenvolvimento e treinamento do Código de Ética e Conduta
Mais um momento em que o advogado trabalhista contribui com os dois lados é na criação e aplicabilidade do Código de Ética para o time.
Com o Código, todas as relações do colaborador com a empresa, sua equipe, terceiros e mercado é parametrizada e guiada.
Com o treinamento, os colaboradores aprendem e se conscientizam enquanto seu papel como agentes que mantém a empresa dentro de condutas éticas.
Como resultado, ações irregulares por parte dos integrantes da empresa são inibidas e até zeradas.
3 – Na condução do Manual de Funcionários e Regimento Interno
O advogado trabalhista também vai desenvolver, junto ao empregador, os manuais e regimentos internos.
Esses dois documentos permitem deixar todas as regras da empresa em consonância com a Lei do Trabalho e as demais leis civis e criminais, além de manter os colaboradores plenamente instruídos sobre a existência dessas ferramentas.
4 – Nas tratativas delicadas, como advertência e desligamento
Momentos de chamada de atenção podem ser muito mais produtivos quando são guiados pela experiência de advogados trabalhistas que também tem expertise em gestão.
Assim, uma situação que tem tudo para ser um momento complicado e punitivo, torna-se algo muito mais parecido com um feedback, se desenrolando de maneira contributiva com o desenvolvimento do colaborador.
Para o desligamento – circunstância que não é fácil – o profissional do Direito vai instruir para que tudo corra conforme exige a legislação. E se o advogado também é especialista em advocacia para empresas (ou seja, entende de gestão) saberá conduzir de forma humanizada e muito menos difícil para os dois lados.
Escritório de advocacia com advogados trabalhistas e especialistas em gestão
Uma dica interessante para criar ou melhorar a atuação da empresa no que diz respeito ao Direito do Trabalho é contar com um escritório de advocacia com especialistas jurídicos e de gestão.
Assim, além de cumprir a lei e evitar custos com ações trabalhistas, a empresa proporciona um ambiente de trabalho saudável ao seu time, contribui com a sociedade e gera mais resultados em todo seu ecossistema.
Precisa de advogado trabalhista para sua empresa? Fale conosco.