É muito comum que as pessoas pensem em escolher um advogado para fazer testamento quando o assunto é organizar os bens e a herança. Mas, seria essa a melhor escolha para a divisão patrimonial?

Certamente, contar com um advogado especialista em sucessão é a melhor escolha sim. Mas, o testamento não necessariamente.

Explicamos!

Advogado para fazer testamento: vale a pena?

Quem deseja que seu patrimônio tenha uma destinação específica e organizada depois de falecer, deve procurar por um meio de fazer a sucessão patrimonial em vida.

Nesse sentido, certamente vale a pena procurar por um advogado para fazer a organização do patrimônio. Mas, um testamento em si, nem sempre vale a pena.

Basta pensar nas várias brigas por herança de famosos, cuja ferramenta escolhida para a distribuição de bens foi o testamento.

Isso porque o testamento gera alguma confusão e muitas brechas.

Funciona assim: no testamento, você pode deixar parte de seus bens às pessoas ou instituições que desejar.

Mas, veja bem: uma parte da herança é obrigatoriamente destinada aos herdeiros necessários, que são cônjuge, filhos ou pais.

Além disso, é importante observar o regime do casamento – a viúva ou viúvo podem ter direito à metade do patrimônio, o que impacta a quantidade de bens disponíveis para o testamento.

Resumidamente, são várias as particularidades que nem sempre o testamento consegue acolher e não é incomum que a partilha acabe parando na Justiça.

Advogado para fazer testamento ou holding familiar: o que é melhor?

Pensando num procedimento de partilha de bens mais seguro para o patrimônio e principalmente para a família, a holding familiar costuma ser a ferramenta mais indicada.

No entanto, ela não é a solução universal para todos os cenários patrimoniais e familiares.

Nesse sentido, o grande recurso para organizar de verdade a sucessão de bens é um planejamento sucessório e patrimonial completo.

Advogado para fazer planejamento sucessório e patrimonial: como funciona

Cada advogado tem sua forma de trabalhar. Aqui na GWD Advogados, por exemplo, faz-se uma análise completa com o cliente sobre suas necessidades, bens e objetivos.

Então, o planejamento sucessório e patrimonial é desenhado com as ferramentas adequadas para gerar camadas de proteção sobre os bens, redução de custos, organização da sucessão e principalmente bem-estar para a família.

Deseja um planejamento sucessório seguro e eficiente? Fale com nossos especialistas.







    Consulta Processual

    Assine nossa
    newsletter

    Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

      Precisa de
      alguma coisa?
      Fale conosco.

      Atendimento

      Cascavel: 45 3321 8700

      Curitiba: 41 3024 7024

      Geral: 45 3321 8700

      Escritório

      Cascavel – PR

      Rua Juscelino Kubitscheck, 79
      Centro – CEP 85805-040
      (45) 3321-8700

      duvidascvel@gwdadvogados.com.br

      Escritório

      Curitiba – PR

      Av. República Argentina, 210
      2º andar – Cjtos 203 a 208
      Água Verde – CEP 80240-210
      (41) 3024-7024

      duvidasctba@gwdadvogados.com.br

      A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.