Advogado extrajudicial nada mais é do um profissional jurídico habilitado e experiente para resolver questões pessoais e da empresa sem precisar entrar com ação na Justiça Comum ou no Pequenas Causas.

Em outras palavras, é um advogado que lhe orienta para evitar problemas ou, quando eventualmente acontecem, guia para a resolução sem processos judiciais.

Para esclarecer esse tema, preparamos este artigo. Confira!

Advogado extrajudicial: 3 formas de resolver fora do judiciário

Sim, sabemos que nem sempre é possível prevenir ou evitar os conflitos e para isso é necessário contar com um time especialista em Direito Civil Contencioso.

Mas, existem situações em que você e sua empresa podem ficar livres dos processos na Justiça simplesmente por se prevenirem com uma assessoria jurídica, ou, com advogados que guiam para soluções para evitar processos. Aqui entra o conceito de advogado extrajudicial ou assessoria de um advogado.

Acompanhe as 3 principais maneiras de resolver problemas e situações fora do judiciário.

1. Com a prevenção de litígios

Litígio é um termo usado quando há uma disputa de interesses e uma das partes não está disposta a ceder. E a prevenção de litígios é uma prática importante para empresas e pessoas, porque trata-se de evitar conflitos e, quando ocorrem, agir de forma que se solucione sem uma ação judicial.

Seja com clientes, fornecedores, e principalmente com os colaboradores, o investimento em assessoria jurídica para empresa especialista em gestão é uma alternativa interessante para prevenção de litígios dentro do negócio.

Entre as ações preventivas está a criação de contratos eficientes, análise de cláusulas, desenvolvimento de Código de Ética, Regimento Interno e outras documentações laborais, treinamentos e outras medidas que garantem um cotidiano saudável para empresas.

Na esfera entre pessoas físicas e suas negociações, mais uma vez a assessoria jurídica pode ajudar a prevenir os envolvidos de problemas futuros por meio de uma orientação adequada.

2. Com a mediação

A mediação pode ser uma maneira muito eficaz de resolver conflitos. Funciona assim: antes de levar o caso à Justiça, as partes contratam uma pessoa neutra e imparcial que vai estimular o diálogo amigável.

Geralmente é escolhido um advogado extrajudicial ou um escritório de advocacia para a mediação. É importante eleger profissionais experientes e éticos para que o processo seja eficiente e o mais transparente possível.

3. Por meio da arbitragem

A arbitragem é outro método de prevenção de litígios. Nela, as partes escolhem juntas um árbitro que irá decidir  sobre a solução do conflito.  Essa sentença é definitiva, ou seja, não é possível questionar nem recorrer.

E se a parte perdedora não cumprir com o que foi decidido, a outra parte poderá pedir a execução na Justiça.

Advocacia preventiva: sempre a melhor alternativa

Se sua empresa tiver uma boa ferramenta de prevenção de conflitos de interesse, ela estará mais preparada para resolver de forma amigável, tranquila e profissional qualquer tipo de imprevisto. Isso é possível graças à advocacia preventiva especializada.

E isso pode ser um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso. Afinal, muitas marcas acabam com sua reputação manchada por conta de ações judiciais que tomam grandes proporções, perdendo clientes todos os dias.

Além disso, quando esse tipo de situação sai do controle, tende a custar muito caro ao caixa de um negócio. Portanto, é fundamental estar preparado para lidar com questões complicadas, seja preparando o terreno para evitá-las, seja resolvendo-as através de mediação ou arbitragem.

Quer mais informações sobre como prevenir litígios na sua empresa ou em negociações entre pessoas físicas? Converse conosco.

Consulta Processual

Assine nossa
newsletter

Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

    Precisa de
    alguma coisa?
    Fale conosco.

    Atendimento

    Cascavel: 45 3321 8700

    Curitiba: 41 3024 7024

    Geral: 45 3321 8700

    Escritório

    Cascavel – PR

    Rua Juscelino Kubitscheck, 79
    Centro – CEP 85805-040
    (45) 3321-8700

    duvidascvel@gwdadvogados.com.br

    Escritório

    Curitiba – PR

    Av. República Argentina, 210
    2º andar – Cjtos 203 a 208
    Água Verde – CEP 80240-210
    (41) 3024-7024

    duvidasctba@gwdadvogados.com.br

    A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.