Desfazer uma sociedade não precisa significar o fim de uma empresa. Empreender com sócios é uma estratégia inteligente que facilita a vida de muitos negócios. Seja pela segurança que o modelo proporciona, ou pelos investimentos angariados pelos sócios.

Porém, nem sempre a sociedade perdura. Conflitos de interesse, falência da empresa ou imprevistos podem acontecer. Em situações como estas, costumam surgir dúvidas sobre como proceder.

Mas fique tranquilo. Muitas vezes é mais fácil do que você imagina. Separamos algumas dicas e cenários nos quais a dissolução da sociedade é possível.

Caso ainda tenha alguma dúvida ou precise de ajuda neste processo, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer de atender você e a sua empresa!

Como desfazer uma sociedade empresarial?

Entenda em que casos é possível fazer a dissolução de uma sociedade, e como proceder em cada um deles.

Quando um dos sócios deseja sair, deve-se:

  • Avisar formalmente os outros sócios com 60 dias de antecedência;
  • Fazer as devidas alterações no contrato social da empresa;
  • Pagar ao sócio que está saindo os valores correspondentes à sua participação.

Nota: caso a sociedade seja por prazo determinado, o sócio só poderá sair com o consentimento dos demais, ou com justa causa. Caso contrário, ele deve permanecer até o fim do prazo.

Quando os sócios desejam excluir outro sócio

Isso pode acontecer quando há alguma violação contratual por parte de um dos sócios, ou quando o investimento previamente acordado não é efetuado. Neste caso, deve-se proceder com a dissolução parcial da sociedade de maneira normal, conforme orientado anteriormente.

Quando um dos sócios falece

Se os herdeiros não têm interesse em assumir a cota de participação na empresa, é realizada também a dissolução parcial da sociedade, e os valores referentes à participação do sócio falecido devem ser partilhados entre seus herdeiros diretos.

Quando deseja-se encerrar as atividades da empresa

Caso a sociedade seja por tempo determinado e for de vontade de todos os sócios o encerramento das atividades, basta fazer a dissolução da sociedade limitada.
Já se for por tempo indeterminado e não houver consentimento de todos, o que conta é a vontade da maioria possuidora do capital social.

Quando a empresa declara falência

Esse processo, que é exclusivamente jurídico, exige o cumprimento de certas etapas para a dissolução das sociedades.

Declarar falência não é simplesmente fechar as portas: a justiça pode, inclusive, escolher um administrador judicial para recuperar a massa falida e evitar o encerramento das atividades.

Advogado para desfazer sociedade

Contratar um advogado para desfazer sociedade empresarial pode ser uma solução bem inteligente para seu planejamento, já que o conhecimento jurídico com foco em gestão pode ajudar a encerrar parcerias de maneira mais rápida e eficiente.

Consulta Processual

Assine nossa
newsletter

Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

    Precisa de
    alguma coisa?
    Fale conosco.

    Atendimento

    Cascavel: 45 3321 8700

    Curitiba: 41 3024 7024

    Geral: 45 3321 8700

    Escritório

    Cascavel – PR

    Rua Juscelino Kubitscheck, 79
    Centro – CEP 85805-040
    (45) 3321-8700

    duvidascvel@gwdadvogados.com.br

    Escritório

    Curitiba – PR

    Av. República Argentina, 210
    2º andar – Cjtos 203 a 208
    Água Verde – CEP 80240-210
    (41) 3024-7024

    duvidasctba@gwdadvogados.com.br

    A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.