Clientes vão preferir empresas adaptadas à LGPD por um motivo bastante simples: saberão que seus dados estão seguros.
Desdobraremos este assunto a seguir, confira:
1. Dado seguro é igual a prevenção de golpes
O consumidor sabe que seus dados estão espalhados pelo mundo digital e que isso pode ser um problema, já que criminosos podem usar as informações pessoais para aplicar inúmeros golpes.
Sendo assim, quando um consumidor souber que sua empresa está adequada à LGPD, saberá também que seus dados não correm risco de ser extraviados ou mal usados enquanto estão armazenados em seu sistema.
Pode parecer que não, mas acredite: esse já é um diferencial para muitos consumidores considerarem uma marca – e cada vez será algo ainda mais forte nos pontos de escolha para comprar.
2. Empresas adaptadas à LGPD têm menos reclamações online
Sites como Reclame Aqui e outros portais que ajudam o consumidor a escolher uma marca já estão povoados por citações da LGPD, feitas por clientes de todo o Brasil.
Você mesmo pode testar: ao entrar no portal Reclame Aqui e buscar por LGPD, verá que são mais de 6 mil ocorrências nas categorias de tipo de produto, que ficam na barra de filtros ao lado direito.
Esse número aumentou significativamente no último ano – praticamente triplicou. De acordo com o portal LGPD News, em 2020 foram registradas mais de 2700 vezes as citações sobre LGPD.
Faz sentido: a cada dia que passa, mais notícias sobre vazamentos de dados acontecem. Paralelamente, mais notícias sobre novos golpes aparecem.
O consumidor está atento aos riscos do mau uso de seus dados. Além disso, está ciente de seu direito e sabe que a proteção dos dados pessoais é uma obrigação das empresas com as quais faz negócio.
3. Proteção de dados significa empresa organizada
Por fim, o consumidor pode perceber claramente que uma empresa que se adequa à LGPD está adequada a outras legislações e às boas práticas de gestão. Ou seja: provavelmente, trata-se de um ambiente saudável de negócios.
Como adequar a empresa à LGPD
Adequar-se à LGPD é uma missão complexa para a qual você precisará de ajuda de profissionais.
Infelizmente, hoje é comum ver alguns prestadores de serviço desqualificados conduzindo o empresário ao erro com medidas superficiais e nada efetivas.
A verdade é que adequar a empresa, de forma que a proteja de verdade contra as sanções da LGPD, exige:
- um levantamento preciso dos riscos reais que seu negócio corre;
- a correção dessas falhas;
- e a criação de uma documentação e sistemas legais que protejam suas práticas acerca da coleta e armazenamento de dados;
- um trabalho jurídico e de gestão eficiente para a conscientização e treinamento do time – que funcionará como um multiplicador das boas práticas de proteção de dados.
É um procedimento grande, mas que feito por advogados especialistas em LGPD, será de sucesso.