Decidir entre franquia ou filial é um passo importante e que deve ser executado com estratégia. Afinal, demonstra que o negócio está no seu momento de maturidade e dando lucros – e para continuar dessa maneira, é necessário uma estrutura.

A boa notícia é que técnicas assertivas de gestão e planejamento jurídico ajudam.

Pois quem é empreendedor sabe: chega um momento em que ter só uma unidade do negócio não é suficiente. É preciso expandir e levar seu produto ou serviço além.

E é neste ponto que surgem as dúvidas: é melhor investir no modelo de franquia ou filial?

É necessário avaliar seus objetivos a médio e longo prazo, a maturidade do seu negócio, o capital disponível para investir, entre outros fatores. Continue conosco para descobrir.

Franquia ou filial: qual a melhor?

Na verdade, não existe uma escolha melhor. O que existe é a escolha mais adequada para seu objetivo enquanto empresário ou empresária. Preparamos algumas informações sobre cada modelo para ajudar você a compreender melhor. Confira!

Franquias

Uma característica marcante da franquia, também conhecida como franchising, é a padronização do negócio e o controle sobre o uso da marca. Existem várias categorias de franquias, mas de um modo geral é estabelecido um padrão a ser seguido em cada uma das unidades do negócio.

Se você quer ser franqueador

Optar pela franquia faz mais sentido se você tiver a intenção de ter um grande número de unidades. Além disso, é mais indicado para negócios maduros e estabelecidos.

O franqueador deve buscar uma boa margem de lucro para si e para seus franqueados, para que eles possam pagar os fornecedores e os royalties.

Outro ponto importante e uma grande vantagem é o apoio à rede, que volta em forma de resultado para ambos os lados – franqueadores e franqueados.

Nesse ponto, é importante comentar que quem não tem tempo ou condições de fornecer apoio sempre que necessário, deve pensar no modelo de filiais, onde os sócios são um pouco mais independentes.

E o principal benefício do modelo de franquias é que o crescimento da rede costuma ser muito mais acelerado.

Se você quer ter uma franquia

As franquias têm uma excelente vantagem para quem deseja empreender: o apoio do franqueador.

Como a marca já está estabelecida e já existem processos internos de qualidade, o empresário que decide montar a franquia de alguma empresa acaba pulando as etapas iniciais da criação de um negócio, que geralmente são mais desafiadoras.

Em outras palavras, o empresário ou investidor que quer ser franqueado de alguma empresa começará de um momento mais maduro na jornada do negócio – e isso significa que está muito mais próximo dos resultados positivos.

Filiais

Se a ideia é ter apenas uma unidade adicional ou algumas, o indicado é optar pelo modelo de filiais através de sociedades.

A desvantagem de se investir em filiais é que todas as despesas iniciais ficam por parte da matriz, ao contrário das franquias.

Mas, o lado bom é que é um pouco mais simples de se colocar em prática do que o modelo de franquias, que exige um estudo do negócio e regras para os franqueados.

Através das filiais é possível ter mais flexibilidade para cada unidade crescer dentro das suas metas e se adaptar ao meio e ao mercado onde estão inseridas.

Mas, para isso ser feito de maneira segura e profissional, nossa dica é escolher sócios que você conhece e confia, e ter apoio de um advogado para fazer um bom contrato de sociedade.

Franquia ou filial: qual escolher

Resumidamente, se você deseja um crescimento mais acelerado e resultados mais rápidos a franquia é uma opção interessante tanto para franqueador quanto para franqueado.

Se o seu objetivo é um negócio mais independente e você tem condições para começar a construção da marca e dos processos desde o início, a filia pode ser a melhor escolha.

Mas atenção: independente da estratégia de expansão, é fundamental contar com o apoio e a assessoria de advogados especialistas em empresas e gestão.

Assim, você dá esse importante passo de maneira mais segura e profissional. Fazer negócio com outros empresários é uma relação de confiança que demanda, além de tudo, decisões estratégicas inteligentes que envolvem gestão e jurídico.

E profissionais do Direito Empresarial são os mais indicados para te ajudar nesta missão.

Consulta Processual

Assine nossa
newsletter

Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

    Precisa de
    alguma coisa?
    Fale conosco.

    Atendimento

    Cascavel: 45 3321 8700

    Curitiba: 41 3024 7024

    Geral: 45 3321 8700

    Escritório

    Cascavel – PR

    Rua Juscelino Kubitscheck, 79
    Centro – CEP 85805-040
    (45) 3321-8700

    duvidascvel@gwdadvogados.com.br

    Escritório

    Curitiba – PR

    Av. República Argentina, 210
    2º andar – Cjtos 203 a 208
    Água Verde – CEP 80240-210
    (41) 3024-7024

    duvidasctba@gwdadvogados.com.br

    A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.