O planejamento tributário visa reduzir a quantidade de tributos pagos por uma empresa de maneira estratégica e saudável. E você sabe: impostos sempre parecem ser um tema complicado, não é mesmo?

Mas a verdade é que existem algumas estratégias que podem justamente simplificar este processo dentro de uma empresa.

E o planejamento tributário é justamente isso: escolher o melhor regime tributário para reduzir custos, e ainda ter tudo organizado e de fácil acesso para o empresário não ter surpresas na hora dos pagamentos.

Sabemos que gerir um negócio não é simples, e que exige o pagamento de diversos tributos diferentes.

Pode ser fácil se perder, quando há tantas outras coisas para se preocupar. Portanto, veja nossas dicas de como implementar um planejamento eficiente de pagamento de impostos dentro da sua empresa.

1 – Escolha o regime tributário: Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional

Essa escolha pode ser feita com a ajuda de um contador, mas de maneira geral é algo simples (mas não pouco importante). É preciso observar o limite de faturamento anual da empresa, o “tamanho” que deseja atingir (microempresa, pequeno, médio ou grande porte), e o ramo de atividade.

2 – Selecione uma equipe qualificada

É importante ter do seu lado profissionais qualificados e experientes na área, para que o trabalho seja feito de maneira assertiva. Quando o assunto é impostos, um erro pode ser fatal para a empresa. Reúna contadores e advogados especializados para empresas.

3 – Defina um cronograma

Organização é fundamental para um planejamento tributário de sucesso. Monte um cronograma de ação com sua equipe. Defina o que deve ser feito, quando e por quem.

4 – Reúna as informações sobre as bases de cálculo

Informações que podem te ajudar neste processo são: tomar nota do faturamento e receitas anuais, custos da empresa, gastos com a folha de pagamento, separar as compras por Estado (visto que os tributos podem variar de um Estado para o outro), despesas com serviços contratados, investimentos feitos e fontes de recursos.

5 – Verifique se existem verbas a serem restituídas

A ideia principal do planejamento tributário é fazer com que a empresa pague menos impostos. Por isso é importante observar se a empresa está gastando mais do que deveria com alguma taxa ou tributo. Revise os últimos impostos pagos e se observar algo que foi pago a mais, peça restituição. Por lei, você tem 5 anos para poder pedi-la.

6 – Verifique se sua empresa se encaixa em alguma isenção

Você e sua equipe devem observar se a empresa está deixando passar alguma substituição tributária em relação aos tributos que estão sendo pagos. Também é importante observar se tem direito a alguma isenção que não está sendo aproveitada.

Por exemplo: as micro e pequenas empresas incluídas no Simples Nacional podem ser isentas do pagamento de tributos federais nos quatro primeiros anos de atividade.

7 – Faça as simulações necessárias

Tendo reunido todas as informações, é importante que você e sua equipe façam análises e simulações dos cenários do negócio. A ideia é verificar quais mudanças afetariam positivamente ou negativamente a empresa, e decidir pelo melhor regime tributário.

Por exemplo: passar a comprar de um fornecedor de outro Estado para reduzir a carga tributária. Mas ao fazer isto, não se esqueça de observar se os custos com frete não irão aumentar muito, ou se a qualidade do produto irá se manter.

Essas são as nossas dicas de como fazer o planejamento tributário para sua empresa! Vale lembrar que estas etapas podem sofrer alterações de acordo com o cenário ou o tipo de negócio.

Dica extra: conte com advogados para empresas especialistas em gestão para contribuir com o planejamento tributário da sua empresa, dentro da Lei.

Consulta Processual

Assine nossa
newsletter

Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

    Precisa de
    alguma coisa?
    Fale conosco.

    Atendimento

    Cascavel: 45 3321 8700

    Curitiba: 41 3024 7024

    Geral: 45 3321 8700

    Escritório

    Cascavel – PR

    Rua Juscelino Kubitscheck, 79
    Centro – CEP 85805-040
    (45) 3321-8700

    duvidascvel@gwdadvogados.com.br

    Escritório

    Curitiba – PR

    Av. República Argentina, 210
    2º andar – Cjtos 203 a 208
    Água Verde – CEP 80240-210
    (41) 3024-7024

    duvidasctba@gwdadvogados.com.br

    A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.