Conscientização do time
A Lei Geral de Proteção de Dados foi criada para garantir que as informações das pessoas sejam usadas da maneira adequada pelas empresas. Esse cuidado tende a gerar mais confiança entre os dois lados da relação e pode ser bastante positivo para todos os envolvidos. Por isso, o primeiro passo para lidar com a LGPD é entender a importância dessa legislação e conscientizar o time.
Mapeamento completo do cenário atual da empresa
Com nossa orientação, sua empresa deve fazer um diagnóstico dos dados que têm armazenados. Quando falamos de LGPD, estamos falando de pessoas físicas. Portanto qualquer informação que sua empresa obtenha e que possa identificar um indivíduo, deve ser considerada para o este diagnóstico.
Gap Analysis: análise dos problemas encontrados
Depois do mapeamento, entenderemos os problemas e riscos que podem estar ocorrendo em relação ao armazenamento e tratamento de dados pessoais e como protege-los sob a luz da Lei.
Planejamento e implementação
Aqui, são traçados planos para eliminação de riscos, adotando estratégias, medidas e ferramentas que garantam a proteção dos dados e a adequação completa da empresa à LGPD.
Isso, com Políticas e Planos próprios baseados nos fundamentos da Lei. Por exemplo: Política de Privacidade, Política de retenção de Dados, Plano de resposta a incidentes – entre outros que poderão ser necessários conforme a análise da consultoria.
Depois de descobrir quais são os problemas e listar o que deve ser feito, é momento de implementação de tudo o que foi indicado como necessário – novos processos, mecanismos, documentos contratos e orientações para que o tratamento de dados da sua empresa esteja de acordo com a LGPD.
Monitoramento
Depois de implementar todas as ações e processos citados, monitoramos por 3 meses para que haja a plena continuidade da adequação da sua empresa à Lei Geral de Proteção de Dados.