Notícias

Assédio no ambiente de trabalho: Saiba como prevenir
30/06/2020


Políticas e regulamentos internos são essenciais para evitar casos de assédio dentro de uma empresa

O ambiente de trabalho é um dos lugares em que passamos a maior parte do nosso dia. Para que vida pessoal e profissional sigam alinhadas, é de extrema importância que esses locais sejam saudáveis e que não representem desconfortos ou até mesmo riscos para ninguém. Infelizmente, mesmo em 2020, casos de assédio ainda são recorrentes em empresas. Nós da GWD Advogados Associados abominamos qualquer prática de assédio e temos uma política de tolerância zero para esse tipo de situação. Por isso, hoje vamos auxiliar você a lidar com esse assunto.

O assédio é caracterizado por uma série de ações ou comportamentos que incomodam, importunam, perseguem ou humilham uma pessoa. Algumas formas de assédio são mais veladas que outras, mas não menos invasivas. Ele pode ser: sexual, moral, verbal, psicológico ou virtual.  

As próprias empresas são as maiores responsáveis por oferecerem um ambiente de trabalho seguro para seus funcionários. Por isso, anota aí: políticas internas são a melhor forma para evitar casos de assédio. Um código de ética e conduta pré-estabelecido faz toda a diferença! Com ele, funcionários e colaboradores sabem o que deve ou não deve ser feito dentro da empresa.

É comum que as pessoas que sofrem assédio tenham receio e até medo de fazer a denúncia, mas ela é fundamental e deve sempre ser feita. Quem sofre qualquer tipo de intimidação precisa se sentir seguro para realizar a sua queixa, e para isso é essencial que as empresas criem um canal aberto de denúncias, oferecendo toda a segurança que o seu funcionário merece.

Outra maneira de evitar essas situações de assédio é falando mais sobre o assunto. Ele não deve ser um tabu! Quanto mais for debatido mais as pessoas terão ciência sobre o que é certo ou errado. Ações como palestras com especialistas podem ser realizadas para toda a equipe periodicamente, assim como a exemplificação de um caso de assédio e como a empresa lidou de forma severa com o assediador.

Lembre-se: esses casos são considerados crimes e os funcionários de uma empresa precisam saber disso. Não apenas o assédio sexual é punido pela lei, mas também todas as outras formas de assédio que foram citadas anteriormente. Adesivos com o dizer “assédio é crime” espalhados pelo ambiente de trabalho podem ser uma alternativa para que todos estejam cientes das punições que podem ser aplicadas. 

Os funcionários de uma empresa que deseja ter bons resultados, de forma geral, precisam estar treinados tecnicamente para que possam exercer suas funções, mas o treinamento emocional faz a diferença para quem trabalha em grupo.

Cabe à empresa que quer proteger seus funcionários e seu próprio nome, adotar medidas de prevenção ao assédio, falar sobre o tema frequentemente, criar canais abertos de denúncia e deixar claro, de todas as formas possíveis, que não compactua ou tolera esses tipos de casos.