Notícias

Saiba como gerenciar crises empresariais em meio à pandemia do novo Coronavírus
08/06/2020


Dicas, métodos e exemplos de ações para que sua empresa continue de portas abertas e com pouco prejuízo 

 
Não existe cálculo matemático, muito menos fórmula mágica que possam trazer soluções imediatas para crises empresariais geradas pela Covid-19. Mas existem estratégias que nós aqui da GWD Advogados Associados já adotamos e, hoje, vamos compartilhar com você.
 
Organização é o que rege uma empresa de sucesso. Estabelecimentos que mesmo antes da crise já eram adeptos de estratégias organizacionais hoje sofrem menos com as dificuldades financeiras. Por aqui tudo segue dentro da normalidade, mas claro que algumas adaptações foram necessárias.

Nossa rotina de higiene foi intensificada. Se antes a limpeza e os cuidados sanitários já eram uma de nossas prioridades no dia a dia do escritório, agora tudo isso foi redobrado. Mas o que realmente garantiu que o momento seja apenas de cuidado intensificado e não de desespero foi o fato de que há mais de cinco anos a GWD Advogados Associados passou por uma reestruturação organizacional que foi acentuada nos últimos três anos. 
 
Os cuidados com a higiene devem sim ser prioridade, mas não são eles que vão garantir que sua empresa passe pela crise e se mantenha em funcionamento. Ter sócios, funcionários e colaboradores como parceiros pode ser a salvação do seu negócio. Você não precisa e não dever ter que remar o barco sozinho, delegue funções e garanta que seu time esteja alinhado. É de suma importância que a pessoa certa esteja no cargo certo. Adequar ou somar funções a um único funcionário pode colocar sua empresa em risco.
 
Não sobrecarregar seu time é só o primeiro passo, com isso, aprofunde suas ações.
Coloque a organização como prioridade. Inclua relatórios de vendas, gastos, lucros e quaisquer outras questões que envolvam o financeiro da sua empresa. Tenha o controle de tudo o que entra e sai, registre modelo, cor, quantidade, preço, horários de venda e o que mais julgar necessário. Quanto mais informações tiver, mais fácil será usá-las para entender como anda a sua empresa, quais falhas podem estar ocorrendo e como tem sido o comportamento de seus consumidores. Os dados quando bem captados e bem analisados podem trazer soluções emergenciais para problemas não resolvidos há muito tempo.

Todo o suporte é bem-vindo e necessário em tempos de crise: um sistema de gestão facilita a rotina de uma empresa por meio de um software que tem como principal objetivo otimizar processos de uma rotina. O controle de qualidade é essencial e deve ser aplicado não só a produtos, mas a serviços também, como por exemplo, a qualidade do atendimento que os seus clientes recebem ao realizarem uma compra ou até mesmo ao entrar em contato com a sua empresa; um conjunto de processos, regras e leis pré-estabelecidas e com políticas de cumprimento severas garantem que nada se perca no caminho. Com processos já estabelecidos, a governança corporativa traz mais segurança para a empresa.

As empresas terão prejuízos, é um efeito da pandemia. Cabe a cada uma analisá-los e buscar novos métodos para que eles diminuam, e com o passar do tempo e da pandemia, acabem. Ao adotar um sistema de gestão, controle de qualidade e sistema de governança corporativa uma empresa está em um novo patamar em meio às dificuldades. Traga esses sistemas para seu estabelecimento e lide com a crise atual de forma assertiva.