Criar e implementar um Programa de Compliance na empresa é uma estratégia fundamental para garantir solidez do negócio, afinal basicamente estamos falando de um mecanismo anticorrupção.
Em outras palavras, um Programa de Compliance contribui com a empresa porque além de evitar uso indevido de recursos e desvio de dinheiro, protege a reputação da marca e contribui com uma sociedade mais correta.
Para criar seu programa de Compliance, veja o que é necessário.
5 itens que não podem faltar em um Programa de Compliance
Entre mentalidade e ferramentas, confira os itens que sua empresa precisa para conseguir implementar um Programa de Compliance eficiente.
1. Apoio entre os sócios
Os donos do negócio precisam se envolver e concordar com a criação de um sistema que proteja a companhia de fraudes internas e ações indevidas de seus agentes.
Somente com a contribuição dos líderes é possível que o mecanismo anticorrupção funcione.
Inclusive, a oposição de algum membro da liderança à criação de ferramentas que colaborem com a transparência e legalidade das ações da organização pode ser um sinal de alerta.
2. Equipe de especialistas
Após o consenso de que um compliance ajudará a companhia, é hora de procurar o time de advogados especialistas em soluções para pessoas jurídicas, que ajudará a desenvolver as ferramentas para proteger a empresa de irregularidades internas.
Atrelados a essa equipe legal estão os especialistas em negócio que garantirão a sintonia entre os interesses dos sócios e ações dos administradores.
3. Documentação jurídica
A documentação com validade jurídica é a materialização do seu Programa de Compliance.
Materiais como Código de Conduta e Regimento Interno permitem que sua empresa tenha os mecanismos adequados para se prevenir de ilicitudes e até de se proteger caso ocorra uma eventualidade envolvendo agentes internos.
Certamente, documentação e orientação precisam ser criadas por um time de especialistas.
4. Treinamento de Programa de Compliance
Criado o programa, é o momento de treinar o time. Conscientização sobre condutas éticas além da explicação sobre responsabilização são pontos de partida para que o compliance comece a gerar bons resultados.
5. Canais de denúncia
Para viabilizar os efeitos do compliance, é fundamental criar canais de denúncia que permitam ao colaborador e parceiros um meio anônimo e seguro de delação das eventuais irregularidades da qual ele tenha ciência.
Programa de Compliance: a importância do Código de Conduta
O Código de Conduta é um instrumento jurídico importante para qualquer empresa: micro, pequena, média ou grande.
E o motivo é muito simples: trata-se de um compilado de regras que orienta os funcionários quanto ao que podem ou não fazer, protege a empresa caso seja necessário enfrentar algum pleito jurídico e ainda ajuda a manter a boa reputação da marca.
Basicamente, isso acontece porque no Código de Conduta estão descritos os direitos e deveres dos colaboradores, ajudando a inibir ações antiéticas por parte da equipe.
E isso protege tanto o caixa, quando a relação do negócio com o mercado.
Para montar um Código de Conduta eficiente e dentro da lei, a dica é procurar por um advogado de sua confiança.
Ele vai levantar as necessidades da sua empresa e os caminhos para protege-la em diversas frentes por meio de um código de conduta adequado.
Aproveite e converse com nossos especialistas sobre com criar um Programa de Compliance para sua empresa e documentos jurídicos da relação trabalhista com seus colaboradores e parceiros.