A prevenção de litígios é uma alternativa que toda empresa procura para suas tratativas trabalhistas e com o consumidor. Afinal, todo gestor sabe como pode ser custosa uma disputa de interesses, quando uma parte não quer ceder.
Isso porque, quando se fala em litígios, fala-se em processos na Justiça – e eles costumam ser lentos e caros, além de prejudicarem a imagem do negócio e até o clima organizacional.
Por isso os especialistas em Assessoria Jurídica Empresarial da GWD Advogados têm algumas dicas sobre a prevenção de litígios. Veja!
Prevenção de litígios: 3 formas de resolver conflitos sem processo judicial
Veja algumas alternativas legais que sua empresa pode usar como prevenção de litígios judiciais.
Mediação
A mediação pode ser uma maneira muito eficaz de resolver conflitos. Antes de levar o caso à Justiça, as partes contratam uma pessoa neutra e imparcial que vai estimular o diálogo amigável.
Geralmente é escolhido um advogado ou um escritório de advocacia para a mediação. É importante eleger profissionais experientes e éticos para que o processo seja eficiente e o mais transparente possível.
Arbitragem
A arbitragem é outro método de prevenção de litígios. Nela, as partes escolhem juntas um árbitro que irá decidir sobre a solução do conflito.
Essa sentença é definitiva, ou seja, não é possível questionar nem recorrer.
Se a parte perdedora não cumprir com o que foi decidido, a outra parte poderá pedir a execução na Justiça.
Evitando conflitos nas empresas
Tão importante quanto resolver um conflito, é saber evitá-lo. Seja com clientes, fornecedores, ou com os colaboradores.
Por isso, aconselhamos o investimento em treinamentos internos, a adoção de um Código de Ética transparente, e a contratação de uma Assessoria Jurídica competente.
Dessa forma, você recebe orientação necessária para evitar conflitos de interesse, e estará preparado para quando eles acontecerem.
Marque uma reunião gratuita com nossos advogados especialistas e entenda como funciona a Assessoria Jurídica Empresarial para seu negócio.
Como fazer a prevenção de litígios na empresa
Se sua empresa tiver uma boa ferramenta de prevenção de conflitos de interesse, ela estará mais preparada para resolver de forma amigável, tranquila e profissional caso aconteça um imprevisto.
E isto pode ser um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso. Sabemos que atualmente empresas que têm sua reputação manchada por conta de ações judiciais perdem clientes todos os dias.
Além disso, um problema que toma proporções muito grandes pode custar muito caro ao caixa de um negócio.
Como você acompanhou até aqui, a prevenção de litígios vai da mediação à Assessoria Jurídica, que previne com toda a essência do conceito.
Por isso, a nossa dica para fazer a prevenção de litígios na sua empresa é conversar com seu advogado de confiança.