Holding familiar no agronegócio é uma forma inteligente de fazer o planejamento patrimonial, porque organiza bens e sucessão. Mas, como isso funciona, exatamente?

Entenda neste artigo que preparamos.

Holding familiar no agronegócio: como funciona

Entenda em 4 passos simples.

1. A holding familiar no agronegócio acontece quando o dono da fazenda ou das terras passa as propriedades para uma empresa que é dele. Inclusive, essa empresa é criada justamente para esse fim.

2. Assim, ao invés de ser dono da fazenda, ele será dono das cotas da empresa que é a proprietária da fazenda.

3. Dessa forma, tem muito mais clareza para organizar a propriedade, mais segurança para protegê-la de imprevistos e mais facilidade para fazer a sucessão dos bens.

4. A melhor forma de buscar a sucessão familiar no agronegócio é por meio de uma equipe de advogados em que você confie. Ocorre que cada caso é um caso. Por isso, embora o planejamento tenha uma base comum, há uma série de particularidades que um time experiente acolhe para que a sua holding seja de fato eficiente.

Holding familiar no agronegócio: benefícios

Todo planejamento patrimonial feito por especialistas traz benefícios importantes. Separamos os principais, veja.

Resguarda o patrimônio

Quando o patrimônio faz parte de uma holding familiar, ele recebe algumas camadas de proteção. Isso significa que para chegar até eles diante de um problema judicial qualquer, há um caminho muito mais longo. Isso permite que o patriarca ou matriarca tenham tempo e recursos para se defender, por exemplo.

É um tipo de sucessão mais organizado e econômico

Isso acontece por dois motivos: primeiro, porque alguns impostos que incidem sobre bens dentro de uma holding são mais brandos, o que significa menos ônus diante de determinados tipos de rendimento. Esse benefício é plenamente desfrutado em vida.

O segundo motivo por que a holding familiar no agronegócio permite economia, é justamente no momento da sucessão. Inventário, por exemplo, costuma ser muito mais caro. Testamentos costumam ter brechas que resultam em brigas caras.

Evita litígios

Ao escolher a holding como uma ferramenta de sucessão patrimonial no agro, todos os envolvidos terão conhecimento dos trâmites e de como será feita a partilha, evitando conflitos judiciais futuros entre os herdeiros.

Sabendo que se trata de uma estratégia de grande abrangência, as holdings estão cada dia mais sendo procuradas e colocadas em ação por pequenas, médias e grandes empresas.

Holding familiar no agronegócio: como fazer

Para fazer uma holding familiar no agronegócio o melhor caminho é contar com advogados especialistas em planejamento patrimonial. Um time de profissionais vai criar o planejamento adequado para a sua situação específica, visando redução de custo e eficiência.

Deseja contratar um time capacitado? Marque uma reunião conosco para conhecer nosso serviço e avaliar.







    Consulta Processual

    Assine nossa
    newsletter

    Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

      Precisa de
      alguma coisa?
      Fale conosco.

      Atendimento

      Cascavel: 45 3321 8700

      Curitiba: 41 3024 7024

      Geral: 45 3321 8700

      Escritório

      Cascavel – PR

      Rua Juscelino Kubitscheck, 79
      Centro – CEP 85805-040
      (45) 3321-8700

      duvidascvel@gwdadvogados.com.br

      Escritório

      Curitiba – PR

      Av. República Argentina, 210
      2º andar – Cjtos 203 a 208
      Água Verde – CEP 80240-210
      (41) 3024-7024

      duvidasctba@gwdadvogados.com.br

      A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.