A gestão jurídica desempenha um papel fundamental no sucesso da empresa, porque permite que o negócio fique longe de problemas judiciais.
Por isso é natural que o empregador sempre tenha várias perguntas sobre o que fazer e o que não fazer para garantir uma gestão eficiente e adequada às leis brasileiras.
Quer entender quais medidas são necessárias e o que deve ser evitado? Confira!
Regimento Interno e Manual do Colaborador: fazer ou não fazer?
Sim, fazer! O Regimento Interno e Manual do Colaborador formalizam as normas da empresa e deveres do funcionário, respectivamente.
Coletar a assinatura do colaborador na entrega dos documentos laborais: fazer ou não fazer?
Sim, fazer! A assinatura comprova que o colaborador recebeu e tem acesso às regras da empresa, bem como à lista de seus direitos e deveres.
Permitir que os funcionários não limpem suas estações de trabalho: fazer ou não fazer?
Não fazer!
Ao contrário, é interessante que os gestores conscientizem, peçam e até criem processos mandatórios de organização e limpeza da estação individual de trabalho. Esse cuidado simples colabora com o próprio time e seu desempenho. Quando devidamente colocada, a limpeza pode ser uma regra da empresa.
Adotar um método de gestão: fazer ou não fazer?
Sim, fazer! Métodos de gestão e de controle de qualidade implementados dentro da sua empresa permitem um gerenciamento adequado dos recursos e uma visão apurada para o cumprimento de leis.
Acesso ilimitado em todos os dados de cliente: fazer ou não fazer?
Permitir que todos os funcionários tenham acesso às informações dos clientes para agilizar o atendimento, definitivamente é um não fazer.
Todas as informações pessoais (seja de quem for) armazenadas na empresa só podem ser acessadas pelos colaboradores pertinentes à tratativa daquela informação.
Ou seja, o colaborador de um setor que não precisa saber os dados dos clientes, não deve ter acesso a eles. A LGPD é bem clara quanto ao tratamento adequado de dados e sanções para empresas que não a aplicarem.
Gestão jurídica
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