Na esfera do Direito Trabalhista para empresas, gerir colaboradores em home office é uma atividade que demanda cuidados específicos para o relacionamento laboral à distância.

Por conta disso, muitos empregadores podem se sentir confusos quanto às boas práticas de gestão que ao mesmo tempo estejam consoantes à Lei do Trabalho.

Nesse sentido, empresas que contam com assessoria jurídica mensal têm uma vantagem competitiva importante: advogados que atuam de maneira preventiva.

Em outras palavras, os profissionais criam toda a documentação adequada para o trabalho remoto, monitoram os aspectos jurídicos da relação com o funcionário e orientam o empregador sobre o que fazer diante de situações espinhosas.

Na contramão, empresas que não contam com um braço jurídico para zelar pelas relações trabalhistas, costumam enfrentar problemas diante da necessidade de gestão dos funcionários – estejam eles em home office ou presenciais.

E pensando em contribuir com o que você já sabe sobre gerenciar equipes remotas, preparamos este artigo com algumas dicas fundamentais para uma condução eficiente e dentro da legislação. Confira.

Direito Trabalhista para empresas: 3 cuidados com time em home office

Confira 3 cuidados que sua empresa deve ter com o colaborador que trabalha em home office, para se manter dentro da lei do Direito Trabalhista.

1. Contrato de trabalho sólido

O ponto de partida para administrar de maneira eficiente as relações trabalhistas com colaboradores em home office ou em modelo híbrido, é desenvolver um contrato que abrace todos os pontos do vínculo empregatício e cotidiano de trabalho.

Remuneração, jornada, equipamento e responsabilidade da empresa na ergonomia e salubridade no teletrabalho precisam estar muito bem descritos na documentação.

2 – Horário de expediente claro e ferramentas para controlá-lo

A legislação trabalhista não prevê pagamento de hora extra para o colaborador que trabalha de casa. Isso não significa, no entanto, que ele estará o tempo todo à disposição do empregador.

Para evitar problemas e garantir uma relação saudável, estabeleça com transparência a jornada de trabalho e os meios para controlar o expediente do time remoto.

3 – Ferramentas virtuais adequadas

Isso significa utilizar soluções digitais originais e formais para fazer envios de mensagens, devolutivas de demandas e reuniões. Ferramentas adequadas permitem registrar as trocas com o colaborador, garantir a produtividade e qualidade das tarefas, além de proteger dados pessoais.

Agende um horário presencial ou por vídeo com nossos advogados trabalhistas para empresas.







    Direito Trabalhista para empresas: redução de custos e otimização de resultados

    Por conta da economia de custos com locação, possibilidade de interagir com profissionais qualificados que moram em outras cidades e aumento na produtividade de alguns colaboradores, muitas empresas ao redor do mundo têm decidido adotar o trabalho em home office no modo integral ou híbrido.

    De fato, essa estratégia pode contribuir com o modelo de negócio de diversas companhias.

    Mas para que o aproveitamento dessa modalidade seja eficiente de verdade, contar com uma gestão jurídica adequada é fundamental.

    Por isso, nossa dica é: crie seus contratos de trabalho remoto com ajuda de um especialista e procure monitorar mensalmente os aspectos jurídicos da relação com o time.

    Para isso, contrate um escritório de advocacia de sua confiança.

    Consulta Processual

    Assine nossa
    newsletter

    Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

      Precisa de
      alguma coisa?
      Fale conosco.

      Atendimento

      Cascavel: 45 3321 8700

      Curitiba: 41 3024 7024

      Geral: 45 3321 8700

      Escritório

      Cascavel – PR

      Rua Juscelino Kubitscheck, 79
      Centro – CEP 85805-040
      (45) 3321-8700

      duvidascvel@gwdadvogados.com.br

      Escritório

      Curitiba – PR

      Av. República Argentina, 210
      2º andar – Cjtos 203 a 208
      Água Verde – CEP 80240-210
      (41) 3024-7024

      duvidasctba@gwdadvogados.com.br

      A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.