Implementar compliance na empresa é uma estratégia que vai além da segurança jurídica. Trata-se de uma excelente ferramenta de gestão, que permeará desde as condutas dos colaboradores até a gestão de crises e reputação da marca.

Isso, porque o sistema de compliance cria mecanismos para que a empresa evite corrupção por meio de seus agentes – e os terríveis impactos financeiros e históricos que essas falhas trazem ao negócio.

Para contribuir com seu conhecimento sobre o tema, preparamos este artigo com 4 pilares do sistema de compliance. Confira!

Sistema de compliance: por que ele é importante para empresas de todos os tamanhos

O sistema de compliance é importante porque previne que integrantes da empresa se envolvam com esquemas de corrupção ou comentam outros crimes no curso de suas atividades e que se conectem ao negócio.

Além disso, um programa bem elaborado permite descobrir esse tipo de delito já no início, impedindo que tome grandes proporções e danifique de forma irreversível caixa e reputação da marca.

Buscar essa segurança vale para empresas de todos os tamanhos, porque basta um agente agindo em desconformidade com a lei para criar problemas – muitas vezes irreversíveis – à empresa e à marca.

Quais crimes um sistema de compliance ajuda a evitar na empresa

Um sistema de compliance bem desenvolvido e bem implementado na empresa pode ajudar a evitar uma série de crimes. Veja os principais:

  • Fraude
  • Suborno
  • Peculato
  • Extorsão
  • Lavagem de dinheiro
  • Desvio de recursos
  • Abuso de informação privilegiada
  • Assédio Sexual

Entre outros.

4 pilares do compliance para a empresa

Veja a seguir os quatro pilares macro para a criação e implementação de um sistema de compliance na empresa

1 – Código de Ética e Conduta

O ponto de partida para a criar um programa de compliance é o desenvolvimento da documentação orientativa que oficializa as normas da empresa em consonância com a Lei.

O Código de Ética e Conduta traz para o colaborados essa luz sobre tudo que ele não pode fazer.

Afinal, apesar de muitas condutas serem claramente reprováveis e criminosas, ainda existem atitudes que não ficam tão claras para as pessoas, quanto sua natureza ilegal.

Evidentemente, um Código de Ética e Conduta eficaz precisa abraçar toda a legislação de forma alinhada com a realidade da empresa. Por isso, um advogado com expertise na área de gestão é o profissional ideal para auxiliar nessa atividade.

Vale lembrar que o Código de Ética é fundamental (assim como todo o programa de Compliance) para empresas de todos os portes.

2 – Treinamento

Para que o Código de Ética e Conduta tenha um efeito verdadeiramente positivo, é fundamental criar treinamentos para o time. Esses treinamentos permitem que a equipe se conscientize de forma mais ampla e profunda sobre seu papel enquanto multiplicadores da ética e boas práticas.

Além disso, funcionam como uma forma de inibir práticas irregulares, já que tratam das sanções para o descumprimento do Código.

3 – Criação de Comitês de Ética

O terceiro passo para criar um programa de compliance eficiente é desenvolver comitês que serão responsáveis por propagar treinamentos e conscientização, além de terem o importante papel de fiscalização e investigação de denúncias.

Esse comitê pode ser formado por pessoas da própria empresa, como membros da diretoria ou cargos de confiança, e ainda podem contar com profissionais externos – como advogados e conselheiros administrativos. 

4 – Canal de Denúncia

Por fim, o programa de compliance só vai ter seu ciclo completo para funcionar como uma máquina anticorrupção se contar com um canal de denúncias confiável.

Esta ferramenta permite que funcionários e pessoas externas possam denunciar quando desconfiarem ou souberem da prática de um crime por parte de um integrante da empresa.

Depois da denúncia, o Comitê de Ética vai averiguar, investigar e tomar as atitudes cabíveis se comprovado o crime.

Como criar um programa de compliance

A forma mais recomendada de criar um programa de compliance é com o apoio de um escritório de advocacia que tenha advogados especialistas em governança, compliance e gestão.

A experiência e expertise desses profissionais permitirá o desenvolvimento dos documentos, treinamentos, comitês, canais de denúncia e tudo que for necessário para a realidade da empresa e suas demandas legais. 

Consulta Processual

Assine nossa
newsletter

Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

    Precisa de
    alguma coisa?
    Fale conosco.

    Atendimento

    Cascavel: 45 3321 8700

    Curitiba: 41 3024 7024

    Geral: 45 3321 8700

    Escritório

    Cascavel – PR

    Rua Juscelino Kubitscheck, 79
    Centro – CEP 85805-040
    (45) 3321-8700

    duvidascvel@gwdadvogados.com.br

    Escritório

    Curitiba – PR

    Av. República Argentina, 210
    2º andar – Cjtos 203 a 208
    Água Verde – CEP 80240-210
    (41) 3024-7024

    duvidasctba@gwdadvogados.com.br

    A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.