Bloqueio indevido de conta bancária pode gerar ação de dano moral, sim. Tudo vai depender das particularidades de cada situação. Acompanhe nosso artigo e entenda!

Bloqueio de conta: quando acontece?

Geralmente, o bloqueio de conta bancária acontece quando há uma determinação judicial durante processos relacionados a pagamento de dívidas.

O credor que tentou resolver pendências por meios amigáveis, mas não obteve sucesso, recorre à Justiça para receber. No decorrer da ação, conduzida por advogados especialistas em cobrança de dívida, o juiz pode determinar que a conta do devedor seja bloqueada.

O objetivo desse movimento é a penhora dos bens para a quitação do débito.

Ainda, o banco pode bloquear a conta como uma medida de segurança para proteção contra fraude, embora a alternativa precise ser bastante precisa e certeira para que não prejudique os clientes.

E o bloqueio indevido de conta bancária, quando ocorre?

Já o bloqueio indevido de conta bancária pode acontecer por toda uma sorte de erros e falhas do sistema bancário.

Execução de bloqueio de conta da pessoa errada, medida de segurança equivocada, penhora irregular e tantas outras situações podem fazer com que consumidores bancários tenham seu saldo travado inadequada e indevidamente.

Bloqueio indevido de conta bancária: o banco tem que resolver

Entende-se que o banco é responsável por oferecer serviços seguros e plenamente funcionais aos seus consumidores.

Isso significa que a instituição precisa ter um sistema eficaz a ponto de reconhecer quando há real necessidade de bloquear uma conta.

Bloquear a conta de um cliente que não precisaria ou não deveria ter seu acesso barrado, é uma falha grave e que pode gerar transtornos de imensa repercussão negativa na vida do consumidor.

Certamente, cada caso é um caso. Mas a jurisprudência é clara em decidir que comprovada a falha do banco, o consumidor deve ser ressarcido e indenizado.

Bloqueio indevido de conta bancária: o que fazer

Essa situação é comum e traumatizante para o consumidor, que precisa lidar com uma série de transtornos e desgastes até que sua conta volte ao normal.

Além disso, o cliente pode ter prejuízo material se o saldo ficar retido por muito tempo – como multa por atraso de pagamento de contas que não puderam ser quitadas por causa do bloqueio.

Assim, o indicado é procurar um advogado especialista em Direito do Consumidor Bancário para analisar o caso e entrar com a ação.

Cobrança de juros abusivos nos últimos 10 anos: receba tudo de volta

Além de buscar por seus direitos no caso de um bloqueio indevido de conta bancária, é altamente aconselhável solicitar aos advogados a revisão de juros abusivos cobrados na conta corrente.

Os profissionais fazem uma análise de tudo que o banco cobrou do cliente na última década e solicitam a devolução de juros abusivos dos últimos 10 anos.

Geralmente, o valor que o consumidor recebe de volta é bastante robusto.

Solicite uma análise de cobranças realizadas pelo banco nos últimos 10 anos para receber de volta por juros abusivos e taxas inadequadas.







    Precisa de ajuda com bloqueio indevido de conta? Mande uma mensagem para nossos especialistas.

    Consulta Processual

    Assine nossa
    newsletter

    Recebe novidades e dicas jurídicas em primeira mão. Informe-nos seu e-mail.

      Precisa de
      alguma coisa?
      Fale conosco.

      Atendimento

      Cascavel: 45 3321 8700

      Curitiba: 41 3024 7024

      Geral: 45 3321 8700

      Escritório

      Cascavel – PR

      Rua Juscelino Kubitscheck, 79
      Centro – CEP 85805-040
      (45) 3321-8700

      duvidascvel@gwdadvogados.com.br

      Escritório

      Curitiba – PR

      Av. República Argentina, 210
      2º andar – Cjtos 203 a 208
      Água Verde – CEP 80240-210
      (41) 3024-7024

      duvidasctba@gwdadvogados.com.br

      A GWD utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.